10 de abr. de 2013

Onde foram parar os códigos dos templates do Blogger ?



Sim meus amigos, o mundo ´é cruel, capitalista e descartável.  Tudo evolui numa velocidade incrível e  códigos de programação, ufa, nem se fala. Dia a dia programadores e webs dão novas funções, refazem hacks, inventam códigos e sempre assim, evoluindo, num caminho sem volta. O que hoje é o top da linguagem de informática de um dia para o outro se torna obsoleto, obrigando a todos a se adaptar rapidamente. Mas há os  que sofram com isso, como os probloggers, esses adoráveis e loucos por uma tag, um codigozinho, um script e assim, sentem o mundo desabar. No início ficamos possessos, xingamos mas depois percebemos que ao fim, a mudança foi para fazer aquilo que mais gostamos: ajudar os menos entendidos. Eu gosto de mudanças, como escrevi no post anterior, apesar do estranhamento inicial inevitável. Ao fim, todos perceberemos que houve sim um avanço como por exemplo, as linhas numeradas, e o que os engenheiros do Blogger prometeram, menos bugs, menos conflitos entre scripts. É aguardar e ir se adaptando, sem choro nem vela e acreditar que agora, tudo ficará mais fácil.



Antes o editor tinha essa aparência. Bem simples...





 Agora o código é todo colorido e tem numeração nas linhas o que deverá facilitar muito para todos.


A parte em CSS fica totalmente oculta, precisando ser expandida para que a vejamos.


A parte das postagens, códigos como post-footer, post-header, etc, precisam ser procurados da seguinte forma: Clicar no botão "Ir para um widget" e depois clicar em "Blog1"



Perceba aí, o código correspondente a área das postagens. Veja que há uma seta pequenina que é onde você deverá clicar para expor todo o código.


 Agora que encontrou a parte das postagens propriamente dita, a parte onde ficam os códigos do corpo dos posts corresponde a este trecho:

<b:includable id='post' var='post'>...</b:includable> 




Para abri-la, clique na setinha.

  Então, aí está, conforme havia dito, área do radape dos posts, dos títulos, etc.





No mais meus leitores queridos, é ir com coragem, paciência e tranquilidade, futricando e aguardando que as promessas do Blogger realmente se concretizem: menos bug, conflito entre scripts e maior facilidade na hora de alterar nossos templates.

3 comentários:

  1. eu achei super legal, claro q demora para nos acostumar, principalmente quem mexe bastante com html, mas acho q ficou mais facil e mais compacto. bjs Quatro Estações

    ResponderExcluir
  2. eu to totalmente perdida nessa nova mudança

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu quero add o botão leia mais no meu blog...
    mas agora sinto que meu mundo desabou!
    nada funciona...
    vc tem alguma ajuda a me passar?
    jhojho.c@hotmail.com

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Copyright © Templates e Acessórios |
Design by Elke di Barros | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube