7 de mar. de 2012

ECAD cobra taxa de blogs e sites que usam música e vídeos

Atenção blogueiros, sabe aquela musiquinha de fundo que você gosta de postar em seu blog ? E aquele vídeo clip do seu cantor preferido ? Pois é, o ECAD ( Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais)  agora resolveu que TODOS os blogueiros, mantendo seu blog para fins lucrativos ou não terão que pagar uma gorda taxa ao extorsivo órgão no valor de R$ 352,00 (trezentos e cinquenta e dois reais) por mês. Sim, já tem blogueiro sendo penalizado.

Não meus caros, não é pegadinha, não é 1º de abril que chegou mais cedo, é algo abusivo, extorsivo, indecente. Querem acabar com a nossa liberdade na internet cobrando taxas.  



A internet é LIVRE !



Texto abaixo do Livros e citações
O ECAD diz: “Esclarecemos que, toda pessoa física ou jurídica que utiliza músicas publicamente, inclusive através de sites na Internet, deve efetuar o recolhimento dos direitos autorais de execução pública junto ao ECAD, conforme a Lei Federal 9.610/98.”
Há alguns meses houve todo um alvoroço envolvendo o SOPA, que era um problema dos Estados Unidos porém com toda a globalização atual, o que machuca meu vizinho respinga em mim. Logo, o Brasil inteiro se envolveu. Mas, aparentemente, não só respingou, como todos nós, brasileiros e blogueiros, estamos na berlinda, mira do tiro, campo de execução, enfim, deu para entender.
O ECAD, única instituição autorizada a arrecadar direitos autorais no País, sendo que nem mesmo é um órgão do governo, na última semana, como comentado e divulgado em vários jornais, entrou em uma onda de cobranças mirando pessoas físicas envolvendo, claro, os direitos autorais. Um caso que me recordo é de uma mulher que estava prestes a se casar e recebeu uma fatura para pagar os direitos autorais das músicas que tocariam em seu casamento. Acabou com a festa da moça, e com o psicológico, no mínimo. E agora chegou a vez dos blogueiros.
Todos sabem que blogueiro raramente tem fins lucrativos, existimos por paixão pela causa, ou seja, no meu caso, pela leitura. Mas agora o ECAD decidiu que vamos pagar SIM pelos vídeos que compartilhamos. Lembra daquele booktrailer maravilhoso que deu tanto trabalho para legendar? Esqueçam, é coisa do passado. O trailer de Crepúsculo, Jogos Vorazes, entre outras tantas adaptações… Bem, esqueçam também. O valor da cobrança por divulgar esses vídeos? Me baseando no blog A Leitora e Caligraffiti, R$ 352,59. Isso mesmo,  A Leitora, uma blogueira de livros, deve pagar esse valor por divulgar o booktrailer de Delírio. O livro é que se chama Delírio, mas imagino se não são outras pessoas que estão delirando ultimamente…
Quer saber mais?

Procurar se manifesta 

4 comentários:

  1. É uma vergonha!

    Claro que Portugal deve seguir os mesmos passos...
    Liberdade? Utopia, sim!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, este ECAD é uma máfia antiga aqui no Brasil que recolhe taxas onde quer que seja. Em casamentos, clubes, onde quer que se ligue um rádio/cd lá está o ECAD cobrando. Não é um órgão governamental, não se sabe para onde ou pra que serve o dinheiro e os músicos não recebem um centavo se quer. Pura bandidagem.

    ResponderExcluir
  3. isso ja saiu pois eu queria começar a passar tutoriais em videos no meu blog

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se saiu, mas eu sei que posto vídeos e músicas em meus blogs, principalmente dois que uso para fazer colaborações e posto as músicas originais e nunca paguei por nada, já que é conteúdo já disponibilizado na web e se me pedissem/mandassem pagar, não pagava já que há a lei que permite o uso sem fins lucrativos, apenas para divulgação livre, muito utilizada por quem faz covers por exemplo.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Copyright © Templates e Acessórios |
Design by Elke di Barros | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube