Não meus caros, não é pegadinha, não é 1º de abril que chegou mais cedo, é algo abusivo, extorsivo, indecente. Querem acabar com a nossa liberdade na internet cobrando taxas.
A internet é LIVRE !
Texto abaixo do Livros e citações
O ECAD diz: “Esclarecemos que, toda pessoa física ou jurídica que utiliza músicas publicamente, inclusive através de sites na Internet, deve efetuar o recolhimento dos direitos autorais de execução pública junto ao ECAD, conforme a Lei Federal 9.610/98.”Há alguns meses houve todo um alvoroço envolvendo o SOPA, que era um problema dos Estados Unidos porém com toda a globalização atual, o que machuca meu vizinho respinga em mim. Logo, o Brasil inteiro se envolveu. Mas, aparentemente, não só respingou, como todos nós, brasileiros e blogueiros, estamos na berlinda, mira do tiro, campo de execução, enfim, deu para entender.O ECAD, única instituição autorizada a arrecadar direitos autorais no País, sendo que nem mesmo é um órgão do governo, na última semana, como comentado e divulgado em vários jornais, entrou em uma onda de cobranças mirando pessoas físicas envolvendo, claro, os direitos autorais. Um caso que me recordo é de uma mulher que estava prestes a se casar e recebeu uma fatura para pagar os direitos autorais das músicas que tocariam em seu casamento. Acabou com a festa da moça, e com o psicológico, no mínimo. E agora chegou a vez dos blogueiros.Todos sabem que blogueiro raramente tem fins lucrativos, existimos por paixão pela causa, ou seja, no meu caso, pela leitura. Mas agora o ECAD decidiu que vamos pagar SIM pelos vídeos que compartilhamos. Lembra daquele booktrailer maravilhoso que deu tanto trabalho para legendar? Esqueçam, é coisa do passado. O trailer de Crepúsculo, Jogos Vorazes, entre outras tantas adaptações… Bem, esqueçam também. O valor da cobrança por divulgar esses vídeos? Me baseando no blog A Leitora e Caligraffiti, R$ 352,59. Isso mesmo, A Leitora, uma blogueira de livros, deve pagar esse valor por divulgar o booktrailer de Delírio. O livro é que se chama Delírio, mas imagino se não são outras pessoas que estão delirando ultimamente…Quer saber mais?
Procurar se manifesta
É uma vergonha!
ResponderExcluirClaro que Portugal deve seguir os mesmos passos...
Liberdade? Utopia, sim!
Paulo, este ECAD é uma máfia antiga aqui no Brasil que recolhe taxas onde quer que seja. Em casamentos, clubes, onde quer que se ligue um rádio/cd lá está o ECAD cobrando. Não é um órgão governamental, não se sabe para onde ou pra que serve o dinheiro e os músicos não recebem um centavo se quer. Pura bandidagem.
ResponderExcluirisso ja saiu pois eu queria começar a passar tutoriais em videos no meu blog
ResponderExcluirEu não sei se saiu, mas eu sei que posto vídeos e músicas em meus blogs, principalmente dois que uso para fazer colaborações e posto as músicas originais e nunca paguei por nada, já que é conteúdo já disponibilizado na web e se me pedissem/mandassem pagar, não pagava já que há a lei que permite o uso sem fins lucrativos, apenas para divulgação livre, muito utilizada por quem faz covers por exemplo.
ResponderExcluir