29 de set. de 2011

Malware no Blogger




Nossos blogs, hospedados no Blogger desde a semana passada tem sofrido com ataques de Malware afastando leitores, passando susto em todos, deixando até os donos do blog sem poder acessa-los. Mas por que isso está acontecendo ?

 Isso pode acontecer simplesmente por termos o link em nosso blog de algum blog contaminado, ou termos em nosso blog algum código contaminado como por exemplo, caixinhas com contadores, reloginhos, algum chat, enfim, códigos e gadgets que não sejam provenientes do Blogger.

Este aviso é típico do blog infectado por ter um link para um blog com problemas. Basta deletar o link


Mas o que é o tal de "malware" ? Segundo o Wikipedia, "O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada."


Para tentar resolver seu problema, primeiro veja o que está escrito na mensagem ao tentar abrir o blog. Veja se o que está havendo com o seu blog não é simplesmente o link de algum blog, se for isso, basta deletar o link e aguardar que dentro de 24 horas seu blog voltará ao normal.
Se não houver nenhuma mensagem, vamos ver o que há em seus gadgets, ou seja, retire contadores externos, relóginhos, chats, enfim, tudo que tenha colocado nas colunas do blog. Retire T U D O pois é por aí que seu blog está sendo invadido.

Tendo feito isso, entre neste endereço

http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35843

 Clique em "Pedido de reconsideração do seu site"








Você verá uma caixa. Clique para aparecer o menu. Depois basta clicar no endereço do blog que estiver com problema.






Selecione o blog, deixe a caixa que envia a solicitação selecionada, escreva um pequeno texto e envie o pedido.






 Se tiver dado tudo certo, você verá uma página como essa. Agora é ter paciência e aguardar.

5 comentários:

  1. No meu caso era um blog que eu seguia, pelo Google Friend Connect. Estou linkando seu artigo no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. recentemente peguei um código aqui com você e ao instala-lo no meu blog salvando apareceu a segunda imagem no seu exemplo retirei e tudo voltou ao normal sugiro que acompanhe bem vigilante isto que esta acontecendo pois seu blog e bom demais para cair no descredito espero que não me interprete mal pois as melhores dicas sobre Templates do blogger achei aqui com você por isso achei conveniente comentar,abraços.

    ResponderExcluir
  3. D. Elke
    muito
    obrigado pela dica
    fui verificar o blog da faculdade onde eu estudo , que eu estou cuidando
    encontrei dois banners de parceiros que estavam com esse problema
    retirei de imediato e entrei em contato com eles avisando do problema
    obrigado a senhora sempre ajudando todos nós.

    ResponderExcluir
  4. BLZ o teu blog. Importante esse artigo 'Malware no Blogger'. Tomei a liberdade de linka-lo no meu. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. O meu blog tava indicando um tal de 'monitorando.org', eu não sei onde o link estava exatamente nem sei como encontrar .-. o único Gadget q eu tinha era o de aparecer atualizações do twitter e deletei, estou aguardando para ver o resultado. PS: Não sei de outras pessoas, mas no firefox o blog acessou normalmente, sem alerta de vírus.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Copyright © Templates e Acessórios |
Design by Elke di Barros | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube