7 de mai. de 2010

Chapada dos Veadeiros, cachoeiras, poços, pousadas, restaurantes e rapel.

Fim de semana fui a  Chapada dos Veadeiros descansar, repor as energias e aproveitar a vida. Sim meus caros, blogueiros também tem vida,  há sim uma vida inteligênte e pulsante  por trás do monitor. Trago um pouquinho da minha viagem para vocês e se alguém quiser se aventurar, trago algumas informações.


A Chapada fica a 230km de Brasília, o clima é de montanha, ameno e agradável. 

Existe no lugar uma aura mística. Nos anos 80 a região foi  invadidas por exotéricos que acreditavam que o mundo fosse acabar, e só a região seria poupada (é verdade que agora eles pregam que será em 2012; pra quem acredita...). Alto Paraiso e São Jorge são as cidades mais próximas ao Parque da Chapada, sendo a segunda praticamente dentro do Parque. Há várias cachoeiras, quenions, rios cercados pelo cerrado.  Pela manhã é recomendável que logo após o café se coloque o pé na estrada. 

Se o seu destino é realmente o Parque, nele só pode entrar em companhia dos guias treinados e a última excursão é as 11:00hs. Geralmente são 2 horas de uma caminhada puxada (use  roupas leves, dê preferência a calça de malha e  tênis). Leve cantil, protetor solar, repelente e alguma coisa para comer, não há nada além da natureza dentro do parque, mas não desanime se vc não é de caminhar há muitas opções onde se caminha bem pouco. 


Depois de tanta emoção  você poderá matar a fome no restaurante da Teia ou comer a maravilhosa matula do Restaurante do Valdomiro, (recomendo muuuito) ele tem uma quantidade respeitável de cachaças e licores para degustação com o gostinho do cerrado além da carne de lata da mandioquinha frita e da galinha caipira.



Matula maravilhosa do Rancho do Valdomiro, fica na estrada para São Jorge.






Sim, o cerrado tem cores, flores e beleza...



Absinto tudo de bom


Essas cachoeiras são umas das de fácil acesso e pouca caminhada. Você as conhece de uma empreita só.  Ficam em propriedade particular,  precisamente dentro do Hotel Fazenda São Bento e se paga R$ 10,00 por pessoa para entrar.


Cachoeira Almecegas 2



Cachoeira Amecégas 2



Cachoeira de São Bento



 Almacegas 1








A tarde você poderá dar uma descansadimnha no estilo repor energias para a empreita noturna pois tanto São Jorge quanto Alto-Paraiso oferecem pizzarias, lanchonetes, restaurantes e bares aconchegantes. Sabe quando quer que a noite não acabe ? Pois é assim mesmo, tem-se a vontade de aproveitar o máximo.
E para quem gosta de aventuras sob controle e uma pitada de romantismo acreditem, há por lá poços de águas térmicas, uma delícia para banhos com vista para as estrelas, vale a pena um bom vinho umas velinhas e uma boa companhia.


Existem várias pousadas, bares e restaurantes para os mais variados gostos ($) vale sempre a pena pesquisar pois a diferença é grande. Fiquei na pousada Beija-Flor que é mais simples porém charmosa tendo tv, banheiro, frigobar e ventilador no quarto. A valor da diária de R$ 70,00, o que acho justo.
 Os donos são simpáticos e hospitaleiros, ficamos muito a vontade.
(recomendo também a Alfa e Ômega e o Jardim do Edem, porém os valores são um pouco maiores)


Trilha para cachoeiras Loquinhas, fácil acesso pouca caminhada, tudo com muita estrutura.

Poço das Loquinhas

 
Dê uma pesquisada no Google, há muita beleza e cachoeiras variadas. Para os amantes de esportes radicais o rapel é bastante comum no  local.
 foto de Ion David

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Copyright © Templates e Acessórios |
Design by Elke di Barros | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube